História

Águas do Lena, S.A. foi constituída em 1996 na sequência do Concurso Público Internacional para a Exploração e Gestão do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água para Consumo Público do Concelho da Batalha.

 

A Aguas do Lena, S.A. foi a vencedora desse concurso, tendo iniciado a sua atividade em 1997 por um período de vigência de 15 anos.

 

O contrato de concessão estabelecido entre a Aguas do Lena, S.A. e a Câmara Municipal da Batalha insere-se no primeiro modelo de concessão adotado em Portugal (concessão 1ª geração) no qual a Aguas do Lena, S.A. ficou responsável pela exploração e gestão do serviço de abastecimento, permanecendo na esfera da responsabilidade da Concedente a realização dos investimentos de expansão e renovação do sistema.

 

O seu objeto social consiste na exploração e gestão do sistema de abastecimento de água no Concelho da Batalha.

 

Em 2001 passou a integrar o Grupo Águas de Portugal, tendo como único acionista a AQUAPOR, empresa do Grupo especializada na gestão de sistemas municipais.

 

Em 2010 foi aprovado o reequilíbrio económico – financeiro da concessão pela Câmara Municipal da Batalha. O aditamento ao contrato foi celebrado em 29 de Dezembro de 2010 através do qual se obteve a sua prorrogação por mais 8 anos, passando de um período de vigência de 15 para 23 anos.